Quando você cria sua estratégia de conteúdo pela primeira vez, é importante estabelecer metas. Você não deseja criar conteúdo apenas por criar conteúdo. Seu conteúdo deve ter um propósito e objetivos a serem alcançados.
Existem muitos tipos de metas que você pode definir para alcançar com sua campanha. Você pode trabalhar para aumentar o conhecimento da marca, obter novos leads ou obter conversões. O tipo de metas que você definir determinará como você formata seu conteúdo.
Por exemplo, se você deseja obter conversões, seu conteúdo parecerá mais comercial. Você vai adicionar mais detalhes sobre sua empresa e o que ela pode oferecer aos clientes. Se você estava simplesmente trabalhando para aumentar o conhecimento da marca, pode apenas criar um conteúdo padrão que direcione as pessoas para sua página, onde elas podem ser expostas à sua marca.
Definir os objetivos da estratégia de criação de conteúdo ajudará você a criar conteúdo mais eficaz.
Crie personas
Depois de definir suas metas, você precisa estabelecer quem você está segmentando. É importante que você atinja as pessoas certas. Essas são as pessoas que comprarão seus produtos ou usarão seus serviços.
Para garantir que você seja atraente para as pessoas que escrevem, crie personas de comprador . Estes são perfis generalizados de seus compradores ideais. As personas ajudam você a entender melhor seus clientes para que você possa segmentar adequadamente as pessoas.
Você deve saber quem está em seu público, o que é importante para eles e como alcançá-los. É a melhor maneira de levar as pessoas a interagir com seu conteúdo. Ao criar buyer personas, você pode ter mais de uma.
Uma empresa como a Old Navy oferece roupas para homens, mulheres e crianças, o que significa que eles terão várias personas de compradores para atingir mulheres e homens jovens e de meia-idade, bem como pais. Quando você tem várias personas de comprador, pode adaptar melhor sua estratégia de conteúdo digital para alcançar esses grupos individuais. Para criar sua persona de comprador, pesquise seu cliente ideal.
Você pode coletar informações de dados demográficos do público, bancos de dados de clientes, pesquisas online, entrevistas com clientes e muito mais. Isso fornece uma infinidade de informações para criar suas personas de comprador.
Todas essas informações ajudam você a formar suas buyer personas, o que ajuda você a entender melhor seu público. Você saberá exatamente quem está tentando alcançar, o que o ajudará a descobrir como alcançá-los.
Gere tópicos de conteúdo
A geração de tópicos de conteúdo é crucial para o sucesso da sua estratégia de conteúdo digital. Você não tem uma estratégia de conteúdo sem ideias de conteúdo. A melhor coisa a fazer é gerar uma lista de ideias. Veja o case de sucesso do atr2japan.
Você e sua equipe podem fazer um brainstorm para descobrir tópicos importantes a serem abordados. Você deseja cobrir tópicos importantes que seu público está pesquisando. Se você realizar uma pesquisa rápida no Google, poderá ver os tipos de perguntas que seu público está fazendo sobre tópicos em seu campo.
Por exemplo, digamos que você é um encanador e deseja começar a desenvolver sua estratégia de conteúdo digital. Você sabe que muitos de seus clientes ligam para você devido a problemas com o banheiro que não está funcionando corretamente. Esta é uma ótima oportunidade para criar conteúdo que aborda problemas comuns de banheiro.
Vamos nos concentrar no termo “o banheiro não dá descarga”. Quando você pesquisa o termo no Google, ele gera perguntas nos resultados da pesquisa na seção “As pessoas também perguntam”. Ao olhar esta seção, você pode ver dezenas de perguntas que as pessoas fazem relacionadas a essa consulta. Esta seção gera dezenas de boas ideias de conteúdo.
As pessoas fazem perguntas como “O que você pode despejar em um vaso sanitário para desobstruí-lo?” Se você possui uma empresa de encanamento, esses seriam ótimos tópicos de conteúdo para cobrir, visto que seu público já está fazendo esse tipo de pergunta! O Google é uma ferramenta muito valiosa para ajudar você a obter tópicos de conteúdo. Ao gerar tópicos de conteúdo, você terá dezenas de peças de conteúdo que pode criar para envolver e interessar seu público.






